Começando no Ruby / Rails? Comece aqui!!!
Páginas: 1 2
|
|
Se você está começando no RubyOnRails e não sabe exatamente por onde começar, aqui vão alguns links: Começe pela linguagem Ruby com o Tutorial do TaQ. Ele vai te dar toda a base da linguagem pra você começar. Em seguida, você deve estar interessado no Rails, então, o Rails para sua diversão e lucro do Ronaldo Ferraz vai ser um excelente início. Depois disso você provavelmente vai ter alguns problemas que o pessoal daqui já teve também, se quiser poupar tempo e tentar uma resposta rápida, você pode procurar no link “Pesquisa” aí em cima, ou então apelar para o Google, restringindo a procura ao RubyOnBr. Basta usar um link como esse e trocar o texto “sua dúvida aqui” por algo que faça mais sentido :) PS: Galera, sintam-se à vontade pra postar links e outras ajudas aqui, a idéia é que esse seja um bom ponto de partida para o pessoal. ;) edit Livros e Tutoriais => http://forum.rubyonbr.org/forums/5 |
|
|
Alguns links interessantes: Ambos os sites são úteis para pesquisar aquelas classes que podem ser muito úteis quando se programa com Ruby on Rails. |
|
|
Como disse o Ronie, Três dicas enfáticas
e
e
|
|
|
Prezados, estou realmente engatinhando no Ruby on Rails e estou precisando da ajuda de vcs. Minha plataforma é o Windows XP SP2; fiz a instalação do Ruby utilizando o ruby185-22.exe e depois instalei o Rails utilizando o gem install rails —remote, instalei o MySQL Server 5.0, baixei o Rails-03_Akita.pdf e parti para fazer o exemplo que ele traz no pdf. O problema foi que eu errei uma linha do arquivo eschema.rb, eu escrevi “add_index users, :username, :unique” ao no lugar de “add_index :users, :username, :unique”. Quando fui rodar o comando rake db:schema:load ocorreu o seguinte erro:
corrigi a linha incorreta, só que a msg de erro continua ocorrendo, eu não tenho nenhum conhecimento do MySQL como posso solucionar este problema ? Desde já agradeço a todos. Grande abraço. |
|
|
alex, abra um novo tópico e coloque o trace completo digitando o seguinte no seu console:
blz?? |
|
|
Marllon, valeu mesmo, consegui executar numa boa. |
|
|
Vi esse resumido post do Zak Mandhro em seu blog sobre convenção do Rails na parte de ActiveRecord e acho uma boa para quem está iniciando |
|
|
E se sua alma estiver sendo afetada pela dúvida e a sociedade em que vc está é muito dogmática, assista esses screencasts isso mudou minha vida(até agora tá bom!!) |
|
|
Tem o RailsCasts tem uns screencasts legais tb. |
|
|
Um bom livro (na web e gratuito) para começar com Ruby além do The Pragmatic Programmer’s guide (conhecido como Pickaxe) é o Why’s (poignant) Guide to Ruby . |
|
|
Help and documentation for the Ruby programming language. |
|
|
Galera, eu traduzi o que eu acho ser um dos melhores artigos para quem quer começar a entender o Rails: Rolling with Ruby On Rails. Minha versão está dividida em quatro artigos que você pode acessar através dos links a seguir: |
|
|
Alguem aqui ja tentou acessar um banco legado que não siga os padrões do Rails? |
|
|
Acabei a tradução do Four Days on Rails, para quem se interessar ou estiver iniciando com o Rails seguem os links: Comentários são bem vindos. |
|
|
Se ajudar alguém estou escrevendo uma jornada sobre Rails desde os primeiros passos até onde estou hoje, segue o link: http://www.aguinelopedroso.com/index.php/category/ruby-on-rails/ |
|
|
Sou relativamente novo no rails – menos de um ano – e novo por aqui – criei a conta hoje. De qualquer forma, não custa dar alguns conselhos pra quem quer começar e não sabe por onde. O primeiro, já dito pela Ronie Uliana e pelo Shairon Toledo, é: “Começar pelo ruby”. Sugiro o Why’s (Poignant) Guide to Ruby mas tem outros guias por aí. O segundo, é quando estiver se sentindo confortável com ruby, começar com os tutoriais de rails. Por último, aprender a usar a documentação do rails (API) juntamente com o código original. É a melhor forma de aprender o que acontece nos bastidores do rails, além de aprender boas práticas pra implementar funcionalidades. |
|
|
Outro link interessante para quem precisa consultar a documentação do rails online: http://www.railsbrain.com |
|
|
Um “hands-on” tutorial muito legal, você vai se acostumando com o ruby em tempo real enquanto vai progredindo dentro do tutorial. O bom é no “ruby console online” você vai vendo seus resultados de comandos na hora. |
|
|
Pessoal sou novato em “ruby” e “rails”, pretendo começar estudando pelo livro pragmatic developers. Baixei o easy one click install ruby. Instalei sem problemas. Baixei o rails via “gem install rails”, funcionou sem problemas. Por fim “gem install mysql” baixou e instalou o mysql para win32. Criei meu projeto e alterei as configurações do database.yml: development: vou na pasta do meu projeto e digito “ruby script/server” e quando vou no localhost aparece esse erro: http://img167.imageshack.us/img167/4193/railserrotr1.jpg Reinstalei novamente, procurei na internet algum material explicando, por enquanto sem sucesso. |
|
|
O erro eh de mysql e vc reinstalou o rails? Vc ao menos fez o migrate pra criar esses dbs? Ou se conectou ao mysql de outro jeito pra ver se ele ta ok? |
|
|
seria dificil eu ter alguma coisa em banco de dados sendo que eu não consigo conectar com ele concorda ? Reinstalei tudo novamente procurando alguma alternativa e vendo tutoriais diferentes que vi na web porém deu errado. |
|
|
Tento me conectar ao mysql pelo query browser retorna o mesmo erro da página. |
|
|
Achou o erro. E nao disse que era pra ter nada no banco. Vc deve rodar: rake db:create Pra criar o DB (vazio) |
|
|
Em nenhum momento fiz isso hueahue, não vejo a hora de chegar em casa e testar. valeu. |
|
|
eu fui na pasta do meu projeto e rodei o rake db:create, ele retornou o erro na imagem que está em anexo. http://img146.imageshack.us/img146/5381/railserro02bf0.jpg deletei as linhas do encoding, escrevi utf8_general_ci ao invés de utf8, não deu certo. |
Páginas: 1 2