JavaFree.org | RubyOnBr.org

Começando no Ruby / Rails? Comece aqui!!!

Acompanhar Começando no Ruby / Rails? Comece aqui!!! 56 posts, 40 participantes

Páginas: 1 2 3

Se você está começando no RubyOnRails e não sabe exatamente por onde começar, aqui vão alguns links:

Começe pela linguagem Ruby com o Tutorial do TaQ. Ele vai te dar toda a base da linguagem pra você começar.

Em seguida, você deve estar interessado no Rails, então, o Rails para sua diversão e lucro do Ronaldo Ferraz vai ser um excelente início.

Depois disso você provavelmente vai ter alguns problemas que o pessoal daqui já teve também, se quiser poupar tempo e tentar uma resposta rápida, você pode procurar no link “Pesquisa” aí em cima, ou então apelar para o Google, restringindo a procura ao RubyOnBr. Basta usar um link como esse e trocar o texto “sua dúvida aqui” por algo que faça mais sentido :)

PS: Galera, sintam-se à vontade pra postar links e outras ajudas aqui, a idéia é que esse seja um bom ponto de partida para o pessoal. ;)

edit

Livros e Tutoriais => http://forum.rubyonbr.org/forums/5

A013c064de659bbff814eb1f4410446b?s=80 Clovis 783 posts

Alguns links interessantes:

Rails Documentation

Ruby Programatic guide

Ambos os sites são úteis para pesquisar aquelas classes que podem ser muito úteis quando se programa com Ruby on Rails.

Avatar Shairon Toledo 1428 posts

Como disse o Ronie, Três dicas enfáticas

Comece pela linguagem Ruby…

e

e

Prezados, estou realmente engatinhando no Ruby on Rails e estou precisando da ajuda de vcs.

Minha plataforma é o Windows XP SP2; fiz a instalação do Ruby utilizando o ruby185-22.exe e depois instalei o Rails utilizando o gem install rails —remote, instalei o MySQL Server 5.0, baixei o Rails-03_Akita.pdf e parti para fazer o exemplo que ele traz no pdf.

O problema foi que eu errei uma linha do arquivo eschema.rb, eu escrevi “add_index users, :username, :unique” ao no lugar de “add_index :users, :username, :unique”. Quando fui rodar o comando rake db:schema:load ocorreu o seguinte erro:

C:\todolist>rake db:schema:load
Mysql::Error: #HY000Can’t create table ‘.\todolist_development\users.frm’ (errno
: 121): CREATE TABLE users (`id` int(11) DEFAULT NULL auto_increment PRIMARY KEY
, `username` varchar(20) NOT NULL, `hashed_password` varchar(40) NOT NULL, `full
name` varchar(255) NOT NULL, `createdat` datetime DEFAULT NULL) ENGINE=InnoDB

(See full trace by running task with —trace)

corrigi a linha incorreta, só que a msg de erro continua ocorrendo, eu não tenho nenhum conhecimento do MySQL como posso solucionar este problema ?

Desde já agradeço a todos.

Grande abraço.

alex, abra um novo tópico e coloque o trace completo digitando o seguinte no seu console:

rake db:migrate -trace

blz??
falow..

Marllon, valeu mesmo, consegui executar numa boa.
Grande abraço.

Vi esse resumido post do Zak Mandhro em seu blog sobre convenção do Rails na parte de ActiveRecord e acho uma boa para quem está iniciando

E se sua alma estiver sendo afetada pela dúvida e a sociedade em que vc está é muito dogmática, assista esses screencasts isso mudou minha vida(até agora tá bom!!)

Tem o RailsCasts

tem uns screencasts legais tb.

Um bom livro (na web e gratuito) para começar com Ruby além do The Pragmatic Programmer’s guide (conhecido como Pickaxe) é o Why’s (poignant) Guide to Ruby .
Acho ele mais simples e melhor para os iniciantes. O pickace é uma boa referência para as bibliotecas mais usadas do Ruby.
Bons estudos!

RUBY-DOC.ORG

Help and documentation for the Ruby programming language.

Galera, eu traduzi o que eu acho ser um dos melhores artigos para quem quer começar a entender o Rails: Rolling with Ruby On Rails.

Minha versão está dividida em quatro artigos que você pode acessar através dos links a seguir:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Alguem aqui ja tentou acessar um banco legado que não siga os padrões do Rails?
Eu estou tentando e estou tendo muuuuita dificuldade…Se alguem ja passou por isso e tiver alguma dica agradeço…:)

Acabei a tradução do Four Days on Rails, para quem se interessar ou estiver iniciando com o Rails seguem os links:
Primeiro Dia
Segundo Dia
Terceiro Dia
Quarto e último dia

Comentários são bem vindos.

Avatar Aguinelo Pedroso 28 posts

Se ajudar alguém estou escrevendo uma jornada sobre Rails desde os primeiros passos até onde estou hoje, segue o link:

http://www.aguinelopedroso.com/index.php/category/ruby-on-rails/

Sou relativamente novo no rails – menos de um ano – e novo por aqui – criei a conta hoje.

De qualquer forma, não custa dar alguns conselhos pra quem quer começar e não sabe por onde.

O primeiro, já dito pela Ronie Uliana e pelo Shairon Toledo, é: “Começar pelo ruby”.

Sugiro o Why’s (Poignant) Guide to Ruby mas tem outros guias por aí.

O segundo, é quando estiver se sentindo confortável com ruby, começar com os tutoriais de rails.

Por último, aprender a usar a documentação do rails (API) juntamente com o código original. É a melhor forma de aprender o que acontece nos bastidores do rails, além de aprender boas práticas pra implementar funcionalidades.

Outro link interessante para quem precisa consultar a documentação do rails online: http://www.railsbrain.com

Um “hands-on” tutorial muito legal, você vai se acostumando com o ruby em tempo real enquanto vai progredindo dentro do tutorial. O bom é no “ruby console online” você vai vendo seus resultados de comandos na hora.

http://tryruby.hobix.com/

Pessoal sou novato em “ruby” e “rails”, pretendo começar estudando pelo livro pragmatic developers.

Baixei o easy one click install ruby.

Instalei sem problemas.

Baixei o rails via “gem install rails”, funcionou sem problemas.

Por fim “gem install mysql” baixou e instalou o mysql para win32.

Criei meu projeto e alterei as configurações do database.yml:

vou na pasta do meu projeto e digito “ruby script/server” e quando vou no localhost aparece esse erro:

http://img167.imageshack.us/img167/4193/railserrotr1.jpg

Reinstalei novamente, procurei na internet algum material explicando, por enquanto sem sucesso.

O erro eh de mysql e vc reinstalou o rails?

Vc ao menos fez o migrate pra criar esses dbs? Ou se conectou ao mysql de outro jeito pra ver se ele ta ok?

seria dificil eu ter alguma coisa em banco de dados sendo que eu não consigo conectar com ele concorda ?

Reinstalei tudo novamente procurando alguma alternativa e vendo tutoriais diferentes que vi na web porém deu errado.

Tento me conectar ao mysql pelo query browser retorna o mesmo erro da página.

Achou o erro.

E nao disse que era pra ter nada no banco.

Vc deve rodar:

rake db:create

Pra criar o DB (vazio)

Em nenhum momento fiz isso hueahue, não vejo a hora de chegar em casa e testar.

valeu.

eu fui na pasta do meu projeto e rodei o rake db:create, ele retornou o erro na imagem que está em anexo.

http://img146.imageshack.us/img146/5381/railserro02bf0.jpg

deletei as linhas do encoding, escrevi utf8_general_ci ao invés de utf8, não deu certo.

Próxima página

Páginas: 1 2 3